Hyundai Kauai já tem duas versões eléctricas

A Hyundai apresentou esta terça-feira a versão eléctrica do Kona, pequeno SUV que no nosso país é comercializado com o nome Kauai. Continua a assumir-se como um crossover de "look" arrojado e a forma geral pouco ou nada mudou face ao Kauai "convencional". Destacamos apenas a nova grelha dianteira, que foi fechada pelos "designers" da marca sul-coreana, uma vez que já não há necessidade de servir como "tomada" de ar.

A outra grande mudança visual pode ser encontrada dentro do habitáculo, já que a consola central foi redesenhada para acomodar os novos comandos e funcionalidades desta versão eléctrica. Ainda assim, o centro de todas as atenções continua a ser o painel de instrumentos digital de sete polegadas e o "display" montado bem ao centro do "tablier".

Mas a grande novidade é mesmo o que está "escondido", já que este Kauai adoptou mecânicas eléctricas distintas. Uma delas – denominada "Longa Distância" - conta com um motor que debita 150 kW (o equivalente a 204 cv) e com um "pack" de baterias de 64 kWh que garante uma autonomia de 470 Km.

A outra proposta, bem menos potente, conta com uma bateria de 39 kWh e um motor de 99 kW (equivalente a 135 cv), com a Hyundai a reivindicar uma autonomia máxima na casa dos 300 quilómetros. Comum às duas variantes é o binário máximo fixado nos 395 Nm e a velocidade máxima de 167 km/h.

A marca sul-coreana garante que 80 por cento da capacidade da bateria pode ser carregada em apenas 54 minutos usado uma tomada de carregamento rápido de 100 kW. Porém, e se utilizar uma ficha normal, o carregamento total das baterias vai levar 9 horas e 40 minutos (para a versão mais potente) e 6 horas e 10 minutos para o "pack" de baterias de menor capacidade.

Também o chassis foi renovado de forma a incorporar os novos componentes da versão eléctrica. Isso permitiu que as baterias fossem "arrumadas" de forma a distribuir o peso pelo chassis e a manter o centro de gravidade baixo.

Este Kauai Electric continua a contar com as mais recentes propostas da Hyundai no campo da tecnologia e segurança, tal como acontece com o Kauai "normal". Falamos de sistemas como o assistentes de travagem de emergência dianteira com detecção de peões, alerta de veículos no ângulo morto, assistente de manutenção na faixa de rodagem e "cruise control" inteligente com função "Stop & Go".

Artigos Relacionados

Estes artigos podem interessar:

Já guiámos o Hyundai Kauai, que chega em Novembro a partir de 16.900 €
Em destaque